Olá pessoal, Vim hoje aqui dá uma dica de uma dinâmica bem legal para trabalhar em grupos.
Ainda não é uma atividade voltada apenas aos surdos, porém pode ser bastante útil em uma sala de aula com surdos e ouvintes.
Em vista que em muitas escolas os surdos ficam separado dos ouvintes. As vezes sem nem mesmo se tocar.
Essa dinâmica pode ajudar a interação entre os surdos e os ouvintes.
Vou ensinar como fazer abaixo:
Participantes: Devem ser múltiplos de três e sobrar um. Ex: 22 (7x3 = 21, sobra um)
Material: Para essa dinâmica só é necessário um espaço livre para que as pessoas possam se movimentar
Desenvolvimento: Dividir em grupos de três pessoas, lembre-se que deverá sobrar um. Cada grupo terá 2 paredes e 1 morador.
As paredes deverão ficar de frente uma para a outra e dar as mãos (como no túnel da quadrilha da Festa Junina), o morador deverá ficar entre as duas paredes.
A pessoa que sobrar deverá gritar uma das três opções abaixo:
1 - MORADOR!!- Todos os moradores trocam de "paredes", devem sair de uma "casa" e ir para a outra. As paredes devem ficar no mesmo lugar e a pessoa do meio deve tentar entrar em alguma "casa", fazendo sobrar outra pessoa.
2 - PAREDE!!- Dessa vez só as paredes trocam de lugar, os moradores ficam parados. Obs: As paredes devem trocar os pares. Assim como no anterior, a pessoa do meio tenta tomar o lugar de alguém
.3 - TERREMOTO!!- Todos trocam de lugar, quem era parede pode virar morador e vice-versa. Obs: NUNCA dois moradores poderão ocupar a mesma casa, assim como uma casa também não pode ficar sem morador. Repetir isso até cansar...
Conclusão:
Como se sentiram os que ficaram sem casa?
Os que tinham casa pensaram em dar o lugar ao que estava no meio?
Passar isso para a nossa vida: Nos sentimos excluídos no grupo?
Na Escola? No Trabalho? Na Sociedade?
Sugestão:
- Quanto menor o espaço melhor fica a dinâmica,já que isso propicia várias trombadas. É muito divertido!
- Ensine os alunos ouvintes alguns sinais de LIBRAS durante a brincadeira. Isso pode gerá mais proximidade ainda entre eles.
Nenhum comentário:
Postar um comentário